Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012


                               OBJETIVOS GERAIS DE HISTÓRIA
                       GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL






OBJETIVOS GERAIS DE HISTÓRIA / GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de: identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços; organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço; questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil; utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos,

sonoros; valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.





Critérios de avaliação de História para o primeiro ciclo



Ao final do primeiro ciclo, depois de terem vivenciados inúmeras situações de aprendizagem, os alunos dominam alguns conteúdos e procedimentos. Para avaliar esses domínios,esta proposta destaca, de modo amplo, os seguintes critérios:



• Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço

Este critério pretende avaliar se, a partir dos estudos desenvolvidos, o aluno se situa no tempo presente,reconhece diversidades e aproximações de modo de vida, de culturas, de crenças e de relações sociais, econômicas e culturais, pertencentes às localidades de seu próprio tempo e localizadas no espaço mais próximo com que convive (na escola, na família, na coletividade e em uma comunidade indígena de sua região).



• Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a
sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes
sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
Este critério pretende avaliar as conquistas do aluno no reconhecimento de que sua realidade
estabelece laços de identidade histórica com outros tempos, que envolvem outros modos de vida,outros sujeitos e outros contextos.


Geografia :
(O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL)


 A formação escolar da criança começa na Educação Infantil e entendemos que, para oportunizar a integridade da construção dos conhecimentos, a Geografia é fundamental nesta etapa de ensino.Para compreender o processo em que se insere a Geografia e suas possibilidades, é necessário considerar o contexto no qual surgem a infância e a escola.

O que ensinar em Geografia

O ensino de Geografia no primeiro ciclo deve se apoiar em saídas de campo, leitura de textos de todos os gêneros e na produção e interpretação de mapas.

Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental


Qual é o lugar da geografia nas séries iniciais?


Aprender a pensar o espaço. E, para isso, é necessário aprender a ler o espaço, “que significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido” (Castelar, 2000, p. 30). Fazer essa leitura demanda uma série de condições, que podem ser resumidas na necessidade de se realizar uma alfabetização cartográfica, e esse “é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares, conseguindo identificar as paisagens” (idem, ibid.). Para tanto, ela precisa saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar. Uma prática tradicional na Escola Fundamental, adotada nas aulas de estudos sociais, mas desenvolvida não apenas sob sua égide, é o estudo do meio considerando que se deve partir do próprio sujeito, estudando a criança particularmente, a sua vida, a sua família, a escola, a rua, o bairro, a cidade, e, assim, ir sucessivamente ampliando, espacialmente, aquilo que é o conteúdo a ser trabalhado. A superação dessa lógica de que a criança aprende por níveis hierarquizados – no caso do espaço, por níveis espaciais que vão se ampliando sucessivamente – requer o estabelecimento, pelo menos, de uma clareza de termos.

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Nelson Mandela










Um comentário:

Obrigado por participar!